quinta-feira, 25 de julho de 2013

Galaxy S4

O anúncio do Galaxy S4, em março deste ano, fez muito barulho. A Samsung investiu pesado para criar um dos aparelhos mais poderosos do mercado, pronto para competir com gigantes como LG Optimus G, iPhone 5 e Lumia 928. A sul-coreana apostou em um smartphone com características de ponta, equipado com muitos recursos, chegando até a exagerar. Nós testamos o aparelho e mostramos tudo o que ele tem para ajudar você a decidir se vale a pena comprá-lo. Afinal, aqui no Brasil ele é vendido por até dois mil e quinhentos reais.


Lettering: Características físicas
O corpo do Galaxy S4 lembra bastante o de seu antecessor: o Galaxy S3. O aparelho conta com bordas ligeiramente arredondadas e mede sessenta e três milímetros de largura por cento e vinte e cinco milímetros de altura. A tela de cinco polegadas funciona com a tecnologia super AMOLED e é protegida pelo Gorilla Glass, vidro com alta resistência a quedas e arranhões.

Já a parte traseira não inspira muita confiança. A tampa plástica que envolve a bateria removível dá a impressão de que faltou um bom acabamento. Mesmo assim, não se engane: o plástico é relativamente resistente a quedas, dando vantagem para o S4 em relação a aparelhos com acabamento em vidro. Ao todo, o smartphone conta com apenas três botões: o principal, na tela inicial; o de ligar e desligar, na lateral direita; e o de volume, na lateral esquerda.


Leterring: especificações técnicas
A Samsung vende diferentes versões do Galaxy S4 no Brasil. Fizemos uma matéria, cujo link você pode encontrar logo abaixo desse vídeo, mostrando as diferenças entre os modelos. A versão que utilizamos para esse review é a I9505, com conexão à rede 4G e processador quad-core Snapdragon 600 com clock de 1,9 GHz. Isso sem contar os dois GB de memória RAM.

Em termos práticos, isso tudo significa que o Galaxy S4 é o smartphone mais potente do mercado. Ele consegue executar mútiplas tarefas ao mesmo tempo sem dar uma só travada. E ele deve durar um bom tempo em suas mãos sem ficar ultrapassado.

Quando smartphones contam com hardwares muito fortes, a tendência natural é que bateria não dure muito tempo. Não é o caso do S4 e de sua bateria com dois mil e seiscentos miliampéres por hora, capazes de suportar um dia inteiro de uso sem dificuldades.

Apesar de ser anunciado com 16 GB de memória interna, na prática, o S4 conta com apenas 8 GB livres para o usuário. Mas isso é contornável com os cartões microSD, aceitos pelo aparelho.


Leterring: Câmera
Esse é outro ponto em que o Galaxy S4 sai na frente de seus concorrentes. Com treze megapixels, a câmera é capaz de capturar fotos com resoluções de até quatro mil cento e vinte e oito por dois mil trezentos e vite e dois pixels. Além disso, ela grava em Full HD com mil e oitenta pê.

Mas, o bacana mesmo é a quantidade de recursos que as câmeras possuem e que vão muito além dos já conhecidos modos Automático, Noturno, Esportes e HDR.

Na opção "Foto com som", por exemplo, é possível capturar o som do ambiente em que a foto foi tirada, porém o recurso só é compatível com outros Galaxy S4. Já no "Foto Animada", dá para utilizar uma sequência de fotos para criar um GIF instantâneo. Há ainda a opção "Embelezar Rosto", usada para melhorar a aparência; e o "Apagador", que deleta pessoas em movimento – útil para apagar da foto alguém que passou na rua no momento do clique, por exemplo. Mas, apesar de divertidos, a maioria desses recursos não tem tanta utilidade no dia a dia e é interessante caso você queira brincar com o aparelho. Também vale destacar a câmera filmadora, que tem o recurso de filmar, pausar e depois continuar a filmagem no mesmo arquivo.


Lettering: TELA E SOM
A tela de super AMOLED é outro ponto atraente no Galaxy S4. Com resolução de mil e oitenta por mil novecentos e vinte pixels, e densidade gráfica de quatrocentos e quarenta e seis "pê pê í", o smartphone surpreende. As cores são vivas, o brilho é intenso e tudo isso ganha mais contraste com o preto profundo. Assistir a vídeos e filmes nesse celular é hipnotizante.

O player de áudio é bonito e simples. Uma das novidades é que ele agora aceita comandos de voz para aumentar e diminuir o volume, pular para a música anterior posterior, pausar ou reproduzir o áudio. No entanto, apesar de entender português, o recurso não funciona perfeitamente. É interessante notar também que o equalizador SoundAlive roda bem e permite ótimas opções de equilíbrio entre graves e agudos. O auto-falante é competente e consegue reproduzir o som em um volume alto o suficiente para você ouvir música sem fone de ouvido.


LETTERING: SENSORES
O Galaxy S4 tem muitas funções que dependem dos sensores. A maioria delas é legal, mas não funciona bem o suficiente para se tornar útil no dia a dia.

Um bom exemplo é a opção de atender ao celular sem precisar tocar na tela. O trabalho de movimentar a mão sobre o sensor, posicionado no canto superior do aparelho, deve ser tão preciso que acaba se tornando incômodo. É mais fácil tocar na tela mesmo. Na verdade, essa lógica funciona para a maioria dos chamados Air Gestures. Ficar fazendo movimentos sobre um sensor não é mais prático do que simplesmente tocar na tela – a menos que você esteja com a mão suja ou algo assim.

O bom uso dos sensores é visto na reprodução de vídeos. O Galaxy S4 reconhece quando você está olhando para a tela. Se você mover a cabeça em outra direção, ele pausa o vídeo automaticamente e volta a reproduzi-lo quando você olhar de volta

sábado, 13 de julho de 2013

tecnologia-Banda-larga

No Brasil, a maioria das operadoras de internet banda larga determina limites de downloads de gigabytes. Ou seja, quando você ultrapassa o volume de dados estipulado em franquia, eles reduzem sua velocidade de navegação sem dó.

Mais do que isso, apesar do monitoramento já realizado pela Anatel, todos nós sabemos que esses serviços costumam não entregar 100% da velocidade contratada na maior parte do tempo. E, no final das contas, se você ainda compartilha a banda larga na sua casa ou empresa, sabe que às vezes, por mais banda que haja, a conexão acaba ficando extremamente lenta ou simplesmente trava de vez.

Ainda que os pacotes de internet banda larga tenham ficado maiores, hoje chegando aos 100 Mbps, o cenário dentro das residências mudou bastante. Antigamente, a família compartilhava um único computador e tinha, no máximo, um laptop que alguém trazia do trabalho. Hoje, em muitas casas, cada um tem seu próprio notebook, smartphone, tablet e muitas vezes ainda conecta SmartTV e videogame. Tudo em uma mesma rede.

"Como a gente compartilha a internet com o wireless com todos os dispositivos, nós começamos a ter mais equipamentos conectados. Mantendo a mesma velocidade, temos menos banda para cada equipamento", explica Taciano Pugliesi, gerente de produtos da D-Link. Ele ainda lembra que, com o advento dos smartphones, também se tornou comum repassar a senha da rede sem fio para amigos e familiares que visitem sua casa.

Combinado a esse aumento de dispositivos conectados a uma mesma rede, mudou também o conteúdo que consumimos online. Antes, estávamos acostumados apenas a páginas web, e-mails, fotos. Em seguida, evoluímos para as músicas: as rádios online e os serviços de streaming. Atualmente vivemos a fase de tudo isso junto ao lado de uma infinidade de vídeos, vários deles em alta definição.

"Atualmente, o que mais consome banda são os vídeos, principalmente em HD e Full HD. Em segundo, vem a parte do áudio", explica Pugliesi. Além do áudio e do vídeo, outro vilão que consome muita banda são os downloads.

"As pessoas gostam muito de download de músicas, filmes, fotos e etc. Todas as vezes que eu faço um download eu posso usar minha banda inteira de internet", completa Pugliesi.

tecnologia-noticia

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse nessa quinta-feira, 11, que o Brasil paga cerca de US$ 650 milhões anuais aos Estados Unidos para trafegar seus dados de internet por lá.

Em audiência pública, o político assumiu o mesmo tom de outras autoridades ao defender a descentralização do controle da internet. "Além de tornar o serviço mais barato, agora temos outros motivos para defender isso", afirmou em referência às denúncias de espionagem ilegal.

Em 2012, Bernardo diz ter cobrado a necessidade de uma governança multilateral durante a Conferência Mundial de Telecomunicações Internacionais, realizada em Dubai. No entanto, segundo ele, a proposta não foi recebida com bons olhos.

"Fomos criticados por americanos, que disseram que esse interesse em descentralizar o tráfego de dados esconderia uma tentativa de querer controlar a internet", frisou o ministro, segundo o qual houve pressão para que países favoráveis à democratização do gerenciamento online não assinassem o tratado.

O ministro alerta que a "vulnerabilidade é um problema de todos" e, por isso, o Brasil não vai limitar o assunto a uma questão bilateral. "Trata-se de uma oportunidade para o mundo todo ter conhecimento desses fatos. Não podemos deixar de ficar indignados com essa xeretagem a nível mundial", acrescentou.

Paulo Bernardo aproveitou a ocasião para fazer um apelo por mais investimentos em Ciência e Tecnologia que garantam autonomia, segurança e independência ao país.

Angry-Birds-noticia

Mais um game da série Angry Birds com temática sobre os filmes de Star Wars será lançado pela Rovio.

O título sai nai na próxima segunda-feira, dia 15, mas a desenvolvedora não divulgou qualquer informação além de uma imagem prévia do título.

"Estamos falando sobre a maior coleção de personagens já criada, novos poderes incríveis e talvez até algumas surpresas", escreveu a empresa, em nota.

O primeiro jogo que tem Star Wars como pano de fundo saiu em novembro passado e já chegou até ao Facebook (veja aqui).

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Microsoft-Noticia

A Microsoft já está estipulando os requisitos mínimos de desempenho para os dispositivos que rodarem o Windows 8.1 e atualizações futuras do sistema. A intenção é estabelecer um patamar mínimo de hardware e especificações para manter uma experiência mais unificada com o sistema operacional.

Como nota a CNET, a empresa tem trabalhado em conjunto com fabricantes para que os computadores tenham cada vez novos recursos e sensores. E já no fim deste ano, as máquinas certificadas pela Microsoft já deverão ter NFC e autenticação biométrica, além de melhorias no modo porta-retrato e InstantGo, que permite à maquina deixar o estado de repouso mais rapidamente e manter aplicativos atualizados e sincronizados mesmo com o PC em modo de espera.

Além disso, a Microsoft pretende que, a partir de janeiro de 2014, os sistemas certificados tenham Bluetooth e Wi-Fi. Os dispositivos com telas integradas, como tablets, notebooks e all-in-ones deverão vir com webcam com resolução de imagem de 720p.

A companhia também espera melhores microfones e alto-falantes, como tentativa de alavancar o Lync, ferramenta de comunicação unificada da Microsoft

iPad-noticia

Se você estava guardando seu dinheiro para comprar uma versão futura do iPad mini, quando ele já tivesse a tela Retina, característica dos produtos Apple, você poderá guardá-lo por mais um tempo. Segundo os rumores mais recentes, a empresa planeja lançar um dispositivo com tal capacidade em 2014.

Segundo o Economic Daily News, de Taiwan, a empresa planejava o lançamento do iPad mini com a tela Retina para o último trimestre deste ano, para aproveitar o período de festas, mas estaria com dificuldades de suprir a demanda por displays Retina, o que pode atrasar seu anúncio.

A publicação taambém indica que a Apple tem intenções de oferecer duas versões do tablet, com e sem a tela Retina, mas outros detalhes ainda são desconhecidos.

Atualmente, a resolução do iPad mini é apenas HD e tem uma densidade de pixels que não chega nem perto do que é apresentado no iPad de quarta geração, por exemplo, e chega a ficar atrás de dispositivos concorrentes na faixa de tamanho. Por isso, uma tela melhor tem sido a principal demanda pela nova versão do dispositivo

Novo-aplicativo

O Hemlis, mensageiro instantâneo para smartphones projetado por três desenvolvedores, entre os quais está o cofundador do Pirate Bay, Peter Sunde, é um sucesso. O app, que promete segurança e privacidade na troca de mensagens pelo celular já bateu a meta de doações estabelecida para bancar o desenvolvimento do aplicativo.

Os fundadores do serviço planejavam arrecadar US$ 100 mil para poder iniciar o projeto de lançar um app de bate-papo para iOS e Android completamente privado, para fugir da vigilância sobre as comunicações globais instaurada pelo governo dos Estados Unidos, como foi descoberto nas últimas semanas.

No entanto, pouco antes do encerramento do período de arrecadação, os usuários já haviam doado US$ 145 mil. Foram apenas três dias abertos para doações, mas os interessados já bateram a meta de longe. Segundo o site, cerca de 10 mil pessoas realizaram algum tipo de doação aos desenvolvedores.

O aplicativo final será gratuito para uso, mas terá algumas restrições que poderão ser liberadas com pagamento, como o envio de imagens pelas mensagens, já que os criadores dizem que não bancarão o aplicativo por meio de publicidade. Quem bancou o projeto na fase de doações ganhará códigos para desbloquear este conteúdo extra e também poderá distribuí-los aos amigos.

A princípio o app seria desenvolvido para iOS e Android apenas, mas outras plataformas também poderiam ser contempladas posteriormente.

"Nosso foco é sua privacidade, então construímos tudo, desde software a estrutura para empresas para proteger isto. Os outros [WhatsApp, MessageMe, iMessage, etc...] são focados em maximizar lucros", diz o FAQ do serviço.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Alcatel-anuncio

A Alcatel One Touch anunciou hoje que começará a produzir smartphones e tablets em uma fábrica terceirizada em Manaus, no Amazonas.

Três smartphones e um tablet serão fabricados no Brasil, segundo o G1 : os celulares serão dual chip e o tablet terá conexão 3G. Todos virão com Android e custarão até R$ 1 mil.

O mais caro, aliás, tem preço sugerido de R$ 1 mil. É o telefone Idol, que tem tela HD de 4,7 polegadas, câmeras de 8 e 2 megapixels (traseira e dianteira, respectivamente) e pesa 110 gramas. O processador, dual-core, é de 1 GHz, o Android é o 4.1 e ele tem 16 GB para armazenamento.

Entre R$ 350 e R$ 600 estão o One Touch M'Pop e o Pixo. O primeiro com tela de 4", Android 4.1 e câmera de 5 MP, o segundo com tela de 3,5", Android 2.3 e câmera de 2 MP.

O tablet é o Evo7, que vem com tela de 7" cuja resolução é de 1024x600 pixels, tem Android 4, processador de 1 GHz, 1 GB de RAM e outros 4 GB de armazenamento. Será o primeiro produto da empresa a ser fabricado por aqui, lançado com exclusividade pela Tim.

LG-anuncio

A LG anunciou hoje o lançamento da tela Full HD para dispositivos móveis mais fina do mundo.

Ela tem 5,2 polegadas e apenas 2,2 milímetros de espessura, com uma borda de 2,3 milímetros.

Para chegar a isso, a LG usou algo chamado One-Glass-Solution (OGS), que aprimora a experiência da tecnologia de toque.

Os circuitos duplos impressos, superiores ao circuito único, foram inseridos entre o painel e a película sensível, diminuindo em mais de 30% o número de linhas sobre o painel.

Celular-Nokia

A Nokia finalmente abriu as cortinas em definitivo para mostrar ao mundo o Lumia1020, o novo celular que será o carro-chefe da empresa de agora em diante. O aparelho, que conta com Windows Phone 8, tem como grande diferencial uma câmera de 41 megapixels, confirmando rumores que já circulavam há algumas semanas.

A empresa chamou a imprensa para um evento em Nova York, onde pode dar grande ênfase ao poder da nova câmera, com a tecnologia PureView. Com isso, é possível tirar fotos enormes, que permitem um zoom digital sem perda de qualidade.

Segundo a Nokia, o Lumia 1020 conta com seis lentes físicas e estabilização óptica de imagem. Além disso, ele também tem recurso de dupla captura, que cria simultaneamente duas versões da foto: uma com 38 megapixels para armazenamento e edição e uma de 5 megapixels, para compartilhamento rápido nas redes sociais.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Samsung VS apple

Pela primeira vez, a Samsung deixou a Apple para trás em termos de uso da internet móvel. Isso significa que há mais gente usando os aparelhos da sul-coreana do que dispositivos com iOS para acessar a rede.

Segundo dados da StartCounter, 25,47% dos acessos realizados em junho vieram de Androids da Samsung - só um pouco a mais que a Apple, com 25,09%.

Comparando os números com os de 12 meses atrás, a grande vencedora foi mesmo a Samsung, enquanto a empresa que mais perdeu foi a Nokia, que liderava em junho de 2012.

A finlandesa respondia por 28,05% dos acessos à internet móvel contra 25,43% da Apple e 19,46 da Samsung. Agora, a empresa vem em terceiro com 21,96%.

A BlackBerry também não está bem, tendo caído de 5% para 3,62% de um ano para o outro. Mas a marca estava pior e se recuperou um pouco, já que em janeiro respondia por somente 3,48% dos acessos.

Samsung-anuncia

Anunciada globalmente no fim de maio, a versão reduzida do Galaxy S4chega às lojas brasileiras nesta quarta-feira, 10, por R$ 1,4 mil.

O aparelho tem tela AMOLED de 4,3 polegadas, portanto, maior que a do iPhone 5, que tem 4". E a câmera tem 8 mega

pixeis (a frontal tem 1.9 MP).

Em comparação, o S4 convencional, que já passou os 20 milhões em vendas, é equipado com uma câmera de 13 megapixels e tela full HD de 5 polegadas.

O S4 mini vem com processador dual-core de 1.7 GHz, nas cores branco e preto, e está disponível nas versões 3G Dual Chip e 4G. O smartphone pesa 107 gramas

Tim-4G

A TIM implementa nesta quarta-feira, 10, a tecnologia 4Gem 79 bairros de São Paulo, mais de dois meses depois do lançamento do serviço pelas operadoras Claro e Vivo.

Os usuários de planos pós-pagos terão de adquirir um aparelho compatível com a rede LTE brasileira e um chip 4G. Segundo a companhia, os planos seguem os mesmos oferecidos para navegação na rede 3G, sem alteração de preço ou da franquia de uso.

Liberdade, Itaquera, Mooca, Santana, Butantã, Perdizes, Morumbi, Santo Amaro, Moema, Itaim Bibi e Pinheiros são alguns dos bairros que dispõem da nova tecnologia. .

O plano Liberty Web Modem custa R$ 61 mensais por 3GB de navegação. Os clientes que optarem por comprar um modem 4G poderão parcelar o aparelho em até 12 vezes de R$ 89,90 por mês pelo plano de dados mais a parcela do produto durante um ano. Para smartphones 4G, a TIM oferece o Liberty Web 600MB, com franquia de dados de 600MB e valor mensal de R$ 34,90.

terça-feira, 9 de julho de 2013

Xbox-notícia

Por alguns anos, o Xbox360 reinou absoluto no Brasil. Fabricado no Brasil e mais barato, o console dominou o mercado, mas a maré parece mudar. Após a última redução no preço oficial do Playstation 3, o console da Sonytem vendido mais unidades do que o concorrente no Brasil.

Após um mês do anúncio de que o dispositivo seria fabricado no Brasil e a queda de preço para R$ 1,1 mil, as vendas do PS3 chegaram a aumentar em até 50%, segundo o UOL jogos.

De acordo com Marcos Khalil, proprietário da rede UZ Games, a proporção de venda do PS3 em relação ao Xbox 360 atualmente é de 3 para um. Além disso, houve alta de 40% na procura pelo console da Sony na rede.

Outras lojas também viram aumento nas vendas. A FNAC viu um salto de 50% na procura pelo PS3, enquanto o Pontofrio.com viu uma alta de 30%.

Com isso, é provável que o Playstation 3 consiga alcançar o Xbox360 em participação de mercado no Brasil. Apesar de um número de vendas globais quase igual, o sistema da Microsoft tinha 65% de participação de mercado em pesquisa da Gfk.

Apple-notícia

A Apple saltou da 55ª à 19ª posição no ranking Fortune Global 500, que lista as companhias de maior sucesso financeiro no mundo.


Segundo o levantamento anual, a marca da maçã foi a segunda empresa mais rentável do globo, atrás apenas da Exxon Mobil.


A lista mostra que a Apple vem em alta desde 2006, saindo da posição 492 à atual em oito anos.

Mas o levantamento da Fortune foi fechado com base nos resultados financeiros de 2012, que não levam em conta a queda no valor das ações da Apple- que foi de US$ 700 a menos de US$ 400.


Pode ser, então, que no próximo ano os dados sejam negativos

Samsung-notícia

A Samsung vem acenando com a possibilidade de investir em novos formatos de telas, especialmente as flexíveis. Durante a última CES, em janeiro, um protótipo (foto) chamou a atenção do público.


Nesta terça-feira, a coreana demonstrou em vídeo o conceito que poderá revolucionar seus aparelhos. Trata-se de um display superfino que se adapta às intefaces dependendo de como é dobrado. Isso o possibilita ser, ao mesmo tempo, tablet e celular.


O vídeo também mostra um sensor especial usado para testar condições de saúde por meio de radiofrequências. Basta acoplá-lo ao braço do usuário para que as informações sejam exibidas na tela do smartphone.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Samsung

A Samsung planeja seguir com o Galaxy Note 3 a mesma estratégia que adotou com o S4 e que vem sendo criticada por quem investe dinheiro na companhia.

Segundo reportagem do ETNews repercutida pelo BGR, a marca coreana lançará pelo menos quatro versões do phablet que - especula-se - lançará em uma conferência no dia 4 de setembro.

Fala-se que o aparelho virá com tela Super AMOLED de 5,9 polegadas e processador quad-core Snapdragon 800 de 2,3 GHz, 3 GB de RAM e câmera de 13 megapixels.

tecnologia-Apple-Notícia

Prestes a completar cinco anos, na próxima quarta-feira, 10, a App Store americana comemora a data oferecendo aplicativos e games populares gratuitamente.

Games:

- Infinity BladeII
- Where's My Water?
- Tiny Wings (iPhone /iPad)
-Superbrothers: Sword and Sworcery EP
-
Badland

Genéricos:
-Day One (app de notas)
-How to Cook Everything (guia de cozinha)
- Traktor DJ - para mixagem de músicas - (iPhone /iPad ), vendido normalmente por US$ 20.

Esta é a primeira vez que todos os apps citados acima são disponibilizados a custo zero. A Apple ainda não se pronunciou sobre as ofertas e, portanto, a lista pode ganhar mais aplicativos à medida que o aniversário se aproxima.

Em maio, a loja virtual da Apple ultrapassou a marca de 50 bilhões de downloads e premiou o usuário que baixou o app histórico com um vale compras de US$ 10 mil. Além dele, os 50 autores clientes seguintes ganharam bônus de US$ 500.

notícia-redes-sociais

Não é novidade que o Orkut já não reina na terra das redes sociais. No Brasil, o serviço foi deixado para trás primeiro pelo Facebook, depois YouTube, Twitter e, agora, pelo Ask.fm - que de quebra passou a rede de microblogs, também.

Surgido em 2010, o Ask.fm tem uma função simples: servir de espaço para quem quiser responder a questões enviadas por qualquer pessoa, esteja o entrevistador identificado ou não.

É basicamente a mesma coisa que faz o Formspring, que nasceu antes e até já ameaçou sair do ar por falta de dinheiro. Em uma entrevista concedida ao TechCrunch, Ilja Terebin, CEO da plataforma, admitiu ter clonado a ideia do concorrente.

O serviço apareceu no top 10 sobre acesso a redes sociais da Experian Hitwise em agosto de 2012 e, desde novembro, se manteve na quarta colocação, ascendendo no mês passado à terceira. Aprória Experian avisa: "Pode ser que não permaneça nessa posição", já que a diferença em relação aos concorrentes é muito baixa.

Dados divulgados pela consultoria hoje mostram que o serviço ultrapassou o Twitter e o Orkut por pouco, pois reuniu 1,86% das visitas de junho contra 1,75% e 1,73% dos concorrentes, respectivamente.

A maior audiência do Ask.fm vem do Brasil, que concentra 9,9% dos acessos, seguido por Itália, Alemanha, França e Argentina. Só em sexto aparecem os Estados Unidos, segundo dados do Alexa.

sábado, 6 de julho de 2013

Smartphone-Dicas

É através dela que você vê e faz praticamente tudo no seu smartphone: a tela. E se você imagina que tela é tudo a mesma coisa, não é bem assim. A princípio, você pode decidir pelo tamanho, mas normalmente quanto maior a tela, mais caro o aparelho. Os smartphones mais básicos têm telas a partir das três polegadas; já os top de linha chegam a quase cinco polegadas (alguns até ultrapassam). No quesito tamanho, vale a pena avaliar: você quer carregar o aparelho no bolso? Tem mãos pequenas? Tudo isso faz diferença quando o smartphone é grande demais.

Independente do tamanho, as telas se dividem em duas categorias: resistivas e capacitivas. As resistivas são mais antigas, mais baratas, mas oferecem qualidade de uso inferior. Esse tipo de tela possui uma sobreposição de duas camadas entre as quais existe um condutor de eletricidade. Ao pressionar a tela, os dois lados se tocam, e a informação do toque é transmitida.

Já as telas capacitivas, hoje presentes em todos os smartphones das grandes marcas, funcionam muito melhor. Esse tipo de tela conta com uma tecnologia que possui uma camada de óxido que acumula energia. Com o toque, uma troca de elétrons ocorre e o comando é acionado. Só as telas capacitivas oferecem possibilidade de funções multitoque também.

Entre as telas capacitivas, outras tecnologias fazem diferença; para citar algumas temos as telas AMOLED e Super AMOLED. Tem também as telas iluminadas por LED – que usam tecnologia similar à das telas de TV. Amoled quer dizer Matriz Ativa de Diodo Orgânico Emissor de Luz. Se o nome é complicado, o que importa mesmo é que a tecnologia Amoled promete imagens mais fluidas, com alto brilho e contraste. As famosas telas "Retina (lê-se rétina) Display" trazem alta densidade de pixels e definição impressionante. Essa nomenclatura foi tornada popular pela Apple a partir do iPhone 4. Mas, detalhe: as telas dos iPhones e iPads usa tecnologia LCD iluminada por LEDs, e não a tecnologia Amoled – que é mais comum nos aparelhos Samsung.

Novas tecnologias de tela estão sempre surgindo no mercado. Nesse caso, o que vale a pena mesmo é experimentar e ver o que te agrada. De repente, até comparar se possível. Afinal, do que adianta uma super câmera, processador rápido e tudo mais se a tela não responder?

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Tecnologia-4G

O 4G está crescendo rapidamente no Brasil. Entre abril e maio desse ano, o número de acessos pela rede passou de 48,4 mil para 105,2 mil – crescimento de 117%. Os números são de relatório da Anatel divulgado nesta sexta-feira, 5.

Ao todo, o mês de maio fechou com mais de 265,52 milhões de linhas móveis ativas no Brasil, com densidade de 134,24 acessos por 100 habitantes. No período foram registradas 974,29 mil novas habilitações, alta de 0,37% na base de assinantes em relação a abril.

Em maio, havia 211,5 milhões (79,65%) de acessos pré-pagos e 54,02 milhões pós-pagos (20,35%). A banda larga móvel totalizou 74,1 milhões de acessos, dos quais 105,2 mil são terminais 4G.

Notebooks-Samsung

A Samsung anunciou nesta sexta-feira, 5, o lançamento de sua linha ATIV de notebooks no Brasil. Os modelos que chegam ao país serão nomeados com base em um numeral; assim, passarão a ser vendidos os ATIV Book 2, 4, 5, 6 e 9.

Todos os cinco laptops já vem com o Windows 8 instalado, como revela o prenome "ATIV", que denomina os aparelhos da empresa que são fruto de parceria com a Microsoft.

A sul-coreana ainda confirmou na noite de quinta-feira, que outros produtos da linha também estão a caminho do Brasil. O ATIV Tab, tablet com Windows 8, deve chegar ao Brasil já no terceiro trimestre, enquanto o ATIV One, o tudo-em-um da empresa, será lançado no último trimestre.

O lançamento também marca uma nova política de nomes para seus produtos. Antes, a companhia utilizava o termo "Série" (como, por exemplo, Série 9, Série 7 Chronos, Série 5 ULTRA, entre outros). Agora, os modelos receberam o nome "ATIV Book", seguido do numeral.

Conheça os modelos:

ATIV Book 2: Tela de 14 ou 15,6 polegadas com resolução HD, processador AMD dual-core com clock de 1,5 GHz, Intel Core i3 de 2,5 GHz ou Intel Celeron de 1,1 GHz. Ele terá 500 GB de armazenamento e 4 GB de memória. Preço sugerido: R$ 1.300

ATIV Book 4: Tela de 14 polegadas com resolução HD, processador Intel Core i5 de 2,6 GHz, 500 GB de armazenamento e 4 GB de memória RAM. Preço sugerido: R$ 2.450

ATIV Book 5: Tela de 13,3 polegadas, e resolução HD e tela sensível ao toque opcional, processador Core i5 com clock de 1,8 GHz, 500 GB de armazenamento e 4 GB de memória RAM. Preço sugerido: R$ 2.600

ATIV Book 6: Tela de 15,6 polegadas com resolução HD, processador Core i5 com frequência de 2,6 GHz, 1 TB de armazenamento e 8 GB de RAM. Preço sugerido: R$ 3.150

ATIV Book 9: Tela de 13,3 polegadas com resolução Full HD, processador Core i5 com frequência de 1,8 GHz, 128 GB de armazenamento em SSD e 4 GB de RAM. Preço sugerido: R$ 4.000

Smartphone-LG

A Microsoft deve ganhar em breve outro parceiro para investir no Windows Phone 8: a LG. A empresa sul-coreana estaria trabalhando para lançar celulares com o sistema operacional móvel, como revela um executivo da empresa em sua filial da Índia.

"Na Coreia do Sul, já trabalhamos em um celular com WP8", afirmou Kwon Soon, diretor da LG Índia, dando a entender logo em seguida que o projeto não muda os planos da empresa para o Android.

"Android é a maior plataforma global, dada sua aceitação e penetração. Contudo, acreditamos que o Windows vai 'pegar' mais para frente, já que a Microsoft está se esforçando bastante para isso", afirmou à Light Reading India.

Contudo, ainda não se sabe se o produto será, de fato, lançado, ou se ainda está na fase de planos para ver se é um negócio viável, como forma de diminuir a dependência do Android. Além disso, a LG tem um histórico de não sair de cima do muro em relação à adoção do Windows Phone.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

tecnologia-Robô

Há uma crescente preocupação para que as crianças aprendam desde cedo a programar, afinal de contas, quem não quer ser pai do próximo Mark Zuckerberg?

Pensando nisso, a startup Play-I criou um robozinho preparado para ensinar aos pequenos noções iniciais de códigos.

O protótipo atual da Play-I é do tamanho de um pequeno rádio e vem com várias peças equipadas à prova de quedas. Ao conectar uma peça à outra, as crianças podem "programar" o robô a repetir uma ação infinitamente.

A companhia defende que os pequenos necessitam de interação física para a educação. Um robô físico poderia colaborar com o ensino mais do que um simples software, por exemplo. "Nós não vamos usar apenas a tela, já há uma tonelada de aplicativos que fazem isso", disse Akhil Anumolu, gerente de marketing da Play-I, ao ReadWrite.

De acordo com o site, a empresa já arrecadou mais de US$ 1 milhão em fundos de empresas como a Madrona Ventures e Google Ventures. A ideia é que o projeto seja finalizado antes de agosto, custe menos de US$ 100, e seja direcionado a crianças com até 12 anos. Em setembro, o robô deve ser lançado no site de financiamento coletivo Kickstater.

tecnologia-novidades

Surgiram novidades em duas redes sociais nesta quinta-feira, 4. Coisas simples, mas que economizarão um pouco do tempo dos usuários do Google+ e do Twitter.

No site do Google, agora os vídeos são mostrados como GIFs antes que os internautas cliquem no play para reproduzi-los.

Conforme explica o The Next Web, isso já acontecia com imagens, a partir de um recurso chamado Auto Awesome, que une fotos para criar animações.

Já na rede de microblogs, sempre que o tuiteiro estiver escrevendo um post e citar algum termo popular, o site vai sugerir hashtags que podem substituir a palavra em questão.

É um recurso que já funcionava em aplicativos, mas não no site do Twitter, como lembra o AllTwitter.

Tecnologia-Android

A Google Play tem milhões de aplicativos e jogos disponíveis para download para quem é usuário do Android e alguns deles podem fazer falta para quem só utiliza um computador comum.

Isso, no entanto, não deve ser um impeditivo para quem gostaria de testar um aplicativo ou utilizar um recurso bacana, como o Whatsapp, no PC já que há maneiras inteligentes de executar estes apps em um computador com Windows.

Abaixo damos as dicas para instalar aplicativos de Android no seu PC:

O primeiro passo é baixar e instalar o aplicativo BlueStacks App Player. O software é responsável por emular o ecossistema para rodar os apps para o sistema operacional do Google. Clique aqui para baixar.

Quem já está familiarizado com o Android não terá problemas em entender como funciona o software. Para procurar por um aplicativo, é necessário clicar sobre a lupa azul na parte superior da tela

Em seguida, procure pelo aplicativo que você tem interesse em rodar em seu computador e clique em "Find" e selecione a opção desejada e dê "Install". No exemplo abaixo, instalamos o Whatsapp, que oferece um serviço bacana e que não possui uma versão adequada para o PC. Jogos como Jetpack Joyride e Angry Birds também rodam bem no emulador.

O aplicativo irá buscar o app pesquisado em três lojas diferentes. A terceira coluna, do Google Play, é a mais recomendada, por trazer os aplicativos com maior controle de qualidade.

A instalação pode requisitar uma conta no Google para dar prosseguimento à instalação do app. Além disso, antes de efetuar a instalação, será necessário concordar com os termos de uso do Google Play.

Uma vez aceitos os termos, você será direcionado à página do app e deverá clicar em Instalar. Em seguida, pressione Aceitar e Fazer Download para iniciar a instalação.

Para executar o aplicativo, clique no botão central inferior para ir à página inicial do emulador. Basta pressionar "My Apps", no canto superior da tela, para acessar todos os aplicativos que você instalou. Por fim, clique naquele que deseja executar.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Tecnologia-notícia

A Locaweb, empresa de hospedagem de sites e serviços de infraestrutura, anunciou a compra da All in Mail, companhia que gerencia um sistema de envio de e-mail marketing. Segundo comunicado oficial, o serviço foi adquirido para complementar o portfólio da companhia brasileira.

O objetivo é atingir um novo segmento de clientes, aqueles que demandam maior volume de envio de e-mails, disparos baseados em comportamento dos usuários, segmentação específica, relatórios analíticos, entre outros recursos.

Os sócios-fundadores da All In Mail permanecerão na gestão da empresa, com a meta de promover o aumento da participação da Locaweb no novo mercado. O valor da negociação não foi revelado.

Esta é a segunda aquisição da companhia em menos de um ano. Em novembro passado, a Locaweb comprou a Tray E-commerce, plataforma de comércio eletrônico, que permitiu à empresa explorar novos negócios: lojas virtuais, shoppings online e sistema de meios de pagamento.

Sobre a Locaweb

A Locaweb está no mercado há 15 anos e possui parcerias com 21 mil desenvolvedores. Entre os serviços oferecideos estão soluções em Software (SaaS), Plataforma (PaaS) e Infraestrutura (IaaS). A Empresa possui cerca de 260 mil clientes e 25 mil servidores.

Samsung

A Samsung confirmou nesta terça-feira, 3, a aquisição da startup de vídeo Boxee para fortalecer sua atuação no segmento de TVs conectadas.

O site All Things Digital reporta que o negócio foi fechado por US$ 30 milhões, mas a coreana não confirma a informação.

A Boxee tem chamado a atenção por seu software que permite executar vídeos em qualquer aparelho por meio de código aberto. Além disso, a companhia tem um set-top box que conecta TVs convencionais à internet.

Com a aquisição, a Samsung ganha força na disputa contra grande players do mercado, como Apple TV e Roku, que praticamente dominam o mercado norte-americano.

A coreana tem investido fortemente nas TVs conectadas. Segundo o New York Times, a empresa projeta que a venda de modelos integrados supere a de aparelhos tradicionais em 2013.

Tecnologia-dicas

Todo internauta precisa triplicar a atenção com os dados que disponibiliza pela internet porque, à medida que cresce a quantidade de serviços online, também aumenta o número de pessoas mal intencionadas que se aproveitam disso.

Para minimizar os problemas, a maioria dos grandes produtos possui sistemas de segurança que tentam proteger os clientes, mas cada pessoa tem de fazer a sua parte. Trazemos abaixo algumas dicas de especialista sobre o que fazer para se manter a salvo.

"De todas as opções de segurança disponíveis para usuários do Facebook, a mais indicada é a autenticação de dois fatores", afirma Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil, já que ela "irá atrelar sua conta a um número de celular, e através de códigos SMS ou de uma aplicação para smartphones irá controlar o acesso, mesmo que a senha da conta seja roubada."

Confira as dicas:

- Utilize um endereço de e-mail confiável para receber suas notificações de redes sociais. Você precisa de um e-mail para se comunicar com seus colegas e amigos e outro altamente seguro para receber e-mails de instituições importantes.

- Sempre existe a possibilidade de erro. Criar um post ou fotos "apenas para amigos" ou mesmo "privado" não garante que ninguém verá esse conteúdo. É melhor compartilhar itens sensíveis pessoalmente ou por meio de comunicação direta.

- Se você armazenar arquivos na nuvem para uso pessoal, considere criptografá-los.

- Crie senhas fortes, sem palavras que se possam encontrar num dicionário, dados pessoais ou que siga uma ordem regular do teclado - nada de QAZ ou QWER. Uma senha segura deve conter uma combinação de letras, números e caracteres especiais.

- Associe seus serviços a um dispositivo móvel, ativando a autenticação em dois passos. Assim, sempre que se conectar de um dispositivo ou navegador diferente, será exigido um código que é enviado ao seu celular. Facebook, Twitter e Gmail estão entre os produtos que aceitam isso.

- Ative a navegação segura (HTTPS) para encriptar a sua navegação, evitando que alguém possa se introduzir em suas contas quando você estiver navegando através de uma rede Wi-Fi insegura.

- Notificações de login. Com este recurso ativado, o Facebook irá avisar sempre que a sua conta for acessada através de um dispositivo novo.

- Sessões ativas. Verifique as suas sessões ativas nas configurações de segurança da sua conta do Facebook e do Gmail para saber a partir de onde foram feitos os logins em sua conta. Às vezes a conta está ativa em mais de um lugar simultaneamente.

- Senha de aplicativos. Esta função existe para criar senhas de acesso para aplicações como Skype, Jabber, Xbox etc. Se houver a opção "aprovações de login", você deverá habilitar o recurso para entrar na sua conta a partir desses dispositivos.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Tecnologia

A Apple deu início a uma intensa movimentação para garantir os direitos sobre a marca "iWatch" ao redor do mundo. Após pedir o registro do nome no Japão, a companhia entrou com requerimentos no México e em Taiwan, e já tinha feito o mesmo na Rússia, gerando mais especulações sobre o lançamento de um relógio inteligente.

Assim como no caso japonês, os pedidos mexicano e taiwanês foram abertos em 3 de junho e tornados públicos ontem. O requerimento russo ocorreu dois dias antes, segundo o Apple Insider.

Todos os pedidos tratam de dispositivos de computação portáteis. Nos documentos consta até uma representação gráfica do nome, com IWATCH escrito em letras maiúsculas.

Tecnologia

Consumidores, empresas e governos deverão gastar US$ 3,7 trihões com tecnologia em 2013, prevê nesta terça-feira, 2, a consultoria Gartner. O valor seria 2% maior que o registrado em 2012.

No mês passado, a consultoria havia calculado alta de 4,1% para o setor, que teve de ser revisada esta semana para 3,5% em função da oscilação do mercado.

Como esperado, smartphones e tablets devem ser os grandes protagonistas. O Gartner prevê crescimento de 2,8% para o segmento de dispositivos, que deverá movimentar em torno de US$ 700 bilhões.

Seguindo a tendência de anos, os PCs devem novamente amargar perdas. No entanto, segundo o estudo, o prejuízo será contrabalanceado pelos ganhos de áreas mais promissoras como software, data centers, serviços e telecom.

Tablets

Entre janeiro e março deste ano o Brasil comercializou 1,3 milhão de tablets, quase três vezes mais que no mesmo período do ano passado, número já superior ao 1,1 milhão vendido em 2011, aponta a consultoria IDC.

De acordo com o levantamento, o desempenho registrado no primeiro trimestre dá participação de 27,6% aos dispositivos, contra 39,5% dos notebooks e 32,9% dos desktops. Atualmente, segundo a IDC, vende-se 1 tablet para cada 3 computadores no país.


"Com modelos cada vez mais baratos, os tablets tornaram-se a opção mais conveniente para os usuários que buscam por um dispositivo, o que, por consequência, impacta nas vendas de PCs, especialmente os notebooks", explica o analista Pedro Hagge.

Com crescimento semestral, a perspectiva é que os tables mantenham o ritmo e atinjam vendas de 5,9 milhões até o final do ano. Se a previsão estiver correta, a alta será de 81% em relação ao ano passado.

Do total de tablets vendidos entre janeiro e março, 89% são equipados com Android.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Tecnologia

Ver por meio das paredes já não é habilidade exclusiva do Homem de Aço. Uma nova tecnologia desenvolvida no MIT (Massachusetts Institute Technology) utiliza sinais Wi-Fi para conseguir a façanha.

A pesquisa, desenvolvida dentro do Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artifical, e conduzida pelo professor Dina Katabi e seu aluno Fadel Adbib, foi divulgada nesta segunda-feira, 28, pelo MIT News.

O conceito é o mesmo utilizado nos radares, porém, com sinais baixos de internet Wi-Fi, batizados de "Wi-Vi". As ondas são refletidas por corpos em movimento, identificando-os mesmo se eles estiverem atrás de uma parede.

No entanto, o sinal não é refletido só pelos corpos em movimento, mas também pela parede e outros objetos inanimados. O grande trunfo da tecnologia do MIT é conseguir cancelar o ruído produzido pelos corpos estáticos.

Para isso, o sistema usa duas antenas e apenas um receptor. As antenas transmitem sinais quase idênticos, porém inversos. O resultado faz com que os sinais interfiram um no outro de forma que se cancelem. Assim, qualquer corpo estático em que os sinais esbarrarem, cria um sinal inverso capaz de anular o original.

Nos corpos em movimento, a frequência muda de acordo com o espaço percorrido, então o sinal é refletido normalmente, permitindo enxergar as pessoas através de uma parede.


SmartPhone









A Mozilla anunciou hoje as primeira   operadoras de telefonia do mundo que venderão smartphone com o sistema operacional Firefox OS: Deustsche Telekon e Telefônica.


Dois dispositivos estarão á venda, o Alcatel One Touch  Fire e o ZTE Open. Este último,  segundo a Telefônica,   chega       ás      lojas    espanholas amanhã, por 69 euros (cerca de  200).

De acordo com a Mozilla, em breve a Telenor inicia os trabalhos com o sistema na Europa Central e no Leste Europeu, e o produto será levado a outros mercados ainda neste ano.
Havia rumores de que o Brasil estaria entre os primeiro a receber os telefones com Firefox OS, junto com outros oito países. A Telefônica/vivo informou, entretanto, que o lançamento o correria no segundo semestre.